5 de ago. de 2010

NOTA DE FALECIMENTO DO PRO. DR. JULIO CESAR DE MATTOS CASCARDO (UESC)

     A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) comunica, com imenso pesar, o falecimento do professor doutor Julio Cezar de Mattos Cascardo, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, ocorrido ontem, em Salvador, onde se encontrava hospitalizado. Assim que o corpo do ilustre acadêmico chegar a Ilhéus, previsto para às 19 horas, será velado no salão nobre da Loja Maçônica Vigilância e Resistência, situado na Avenida Itabuna. O professor, que tinha 46 anos, deixa a esposa, professora Fátima Alvim, e o filho de quatro anos, Tomás.

    A informação sobre o horário do sepultamento, no cemitério da Vitória, em Ilhéus, será fornecida assim que a família confirmá-lo.

    Graduado em Agronomia pela UFRRJ, o professor Júlio Cezar de Mattos Cascardo tinha mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Era professor titular da UESC, orientador nos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e em Biologia e Biotecnologia de Microorganismos, e exercia o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) desde 2007.
   Sua atuação como pesquisador possibilitou a inclusão da instituição nas redes nacionais de pesquisa em Genoma e Proteoma, fundamentais para o avanço do conhecimento do código genético e funcionamento de vários organismos de importância local e nacional. Dentre os seus últimos 57 artigos publicados, destacam-se os estudos da interação entre o cacau e o fungo causador da vassoura-de-bruxa e a busca de soluções biotecnológicas para esse problema que afetou a cacauicultura no sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário