O mal-das-folhas, causado pelo fungo Microcyclus ulei, a principal doença da seringueira no Brasil, está sendo objeto de experimento instalado na Fazenda Batalha, município de Eunápolis, a 643 quilômetros de Salvador. A pesquisa é fruto de parceria das Universidades de Brasília e Viçosa, através do doutorando Thiago Alves, com bolsa de estudo da Fapesb ao doutor Giltembergue Tavares, Plantações Michelan do Brasil e coordenação do fitopatologisa Givaldo Niella, da Seção de Fitopatologia do Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac.
O experimento se destina a estudar o comportamento do fungo M. ulei num seringal do clone FX 3864, suscetível à doença e largamente utilizado em plantações de seringueira no Sul da Bahia. Na semana passada foram distribuídas 100 caixas coletoras de folhas, três armadilhas de captura de esporos do fungo e aparelhos para registrar 24 horas por dia a temperatura, umidade e precipitação dentro de um seringal consorciado com cacau na propriedade.
A coleta de dados é semanal e o projeto terá duração de dois anos, sendo também acompanhado pelo engenheiro agrônomo e mestre em solos Carlos Matos, da Plantações Michelin do Brasil, e da infra-estrutura logística da Fazenda Batalha. Com a tabulação dos dados obtidos no experimento, espera-se traçar o comportamento do fungo da doença mal-das-folhas em função das variáveis climáticas e de fenologia das plantas, visando o manejo integrado da cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário