24 de fev. de 2012

Ministério libera Tricovab contra a vassoura-de-bruxa


A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que completou 55 anos de fundação dia 20, recebeu certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) de registro do biofungicida Tricovab para combate no campo ao fungo da vassoura-de-bruxa. A certificação, que inclui bula e rótulo definitivos, encerra processo iniciado há 10 anos pela Ceplac que desenvolveu técnicas de uso de um fungo natural e antagônico ao fungoMoniliophtora perniciosa causador da doença, que devastou a lavoura cacaueira baiana fazendo a produção decair de 460 mil toneladas, no final dos anos 80, para menos de 120 mil toneladas na década seguinte.



O coordenador técnico-científico da Ceplac, Manfred Müller, que representou o diretor Jay Wallace da Silva e Mota, afirma que a certificação do Mapa é o coroamento do trabalho do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), cujos pesquisadores se desdobraram na busca de solução natural com alto potencial de controle da vassoura-de-bruxa, sem riscos ao meio ambiente e aos produtores de cacau e colaboradores. “A certificação é última etapa do processo que consumiu tempo e estudos do Comitê Técnico de Assessoramento, composto pelo Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgãos responsáveis pela regulamentação de agrotóxicos e biofungicidas no País”, comentou. 

O biofungicida Tricovab é obtido mediante a multiplicação do fungo Trichoderma stromaticum em laboratório. “É um produto natural que não causa agressões ao meio ambiente. Além disso, é comprovadamente eficaz quando diluído em água e pulverizado na plantação de cacau, já que inibe a reprodução do fungo da vassoura-de-bruxa em até 99% no solo e em quase 57% na copa das árvores do cacaueiro”, explica o chefe do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, que também comemorou a certificação obtida pela Ceplac que vai convocar entrevista coletiva de imprensa para ratificar a certificação e explicar como será feita a aplicação nas propriedades rurais. 

Jornalista ACS/Ceplac/Sueba 

Luiz Conceição 

Assessoria de Comunicação da Ceplac (quarta-feira, 22/02/2012).

Link: http://www.ceplac.gov.br/restrito/lerNoticia.asp?id=1904

Nenhum comentário:

Postar um comentário