24 de fev. de 2011

Defesa de Doutorado Em Fitopatologia (UFRPE)

Prezados Colegas Fitopatologistas:

É com muita felicidade que venho anunciar que Waléria Guerreiro Lima é a mais nova Doutora em Fitopatologia, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.  A tese intitulada: ETIOLOGIA E CARACTERIZAÇÃO DE Colletotrichum spp. AGENTE CAUSAL DA PODRIDÃO FLORAL DOS CITROS, sob a orientação do Prof. Dr. Péricles de Albuquerque Melo Filho foi defendida  hoje pela manhã.

PARABÉNS
Dra. Waléria Guerreiro Lima

Esses são os votos da:

Brazilian PhytopathologyTM

23 de fev. de 2011

URGENTE !!! (vaga de emprego)

Prezados Colegas Fitopatologistas:

A pedido da Prof. Dr. Adalberto  C. Café Filho (UnB),
divulgamos uma excelente oportunidade de emprego em Brasília.
uma vaga para fitopatologista para trabalhar na unidade da
Wehrmann. Por favor, interessados enviar currículo para
anderson.dona@wehrmann.com.br

10 de fev. de 2011

Infobibos - Informações Tecnológicas para o Agronegócio

calendário de eventos:

V Congresso Brasileiro de Biometeorologia - 17 a 19 de abril de 2011

III SIBAC - Simpósio Brasileiro de Acarologia - 25 a 27 de maio de 2011

V Workshop Agroenergia; Matérias Primas - 29 e 30 de junho de 2011

Hemipteran-Plant Interactions Symposium - July 11-14, 2011

VI SBOE Simpósio Brasileiro de Óleos Essencias - 09 a 11 de Novembro de 2011

Simpósio Internacional de Fruticultura - 17 a 21 de outubro de 2011 *
Simpósio Internacional de Irrigação e Ferirrigação na Citricultura - 14 e 15 de abril de 2011 *
* Em breve informações no site www.infobibos.com

I CURSO DE VERÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UESC

O curso de verão em genética e biologia molecular destina-se a alunos graduandos de último ano, recém-graduados, mestrandos e mestres que tenham interesse em conhecer as diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas no mestrado e doutorado em genética e biologia molecular da UESC. O objetivo deste projeto é realizar atividades teóricas, práticas e estágio, as quais se relacionam com projetos de pesquisa dos docentes e discentes deste programa de pós-graduação, com a participação de alunos provenientes de diferentes Universidades.

Conselho de Informações sobre Biotecnologia

Neste site encontra-se informações e novidades sobre o mundo da Biotecnologia, incluindo os trangênicos, Guia de diversas culturas, legislações em vigência e em votação, etc.
é permitido baixar alguns livros, informativos e pesquisas na área de biotecnologia, vale a pena conferir!!!!

Porque a Embrapa é o nosso Google




A revista Época Negócios de fevereiro traz uma matéria sobre a Embrapa, que é considerada “o principal centro de tecnologia agrícola do hemisfério sul” e “a protagonista da transformação do campo no Brasil”.
Na capa, uma das manchetes diz: “Como a Embrapa faz sua revolução silenciosa no campo”.
Com o título “Porque a Embrapa é o nosso Google”, a reportagem é fruto de três meses de articulação e atendimento da Assessoria de Comunicação Social (ACS) e das áreas de comunicação das Unidades envolvidas: Agroenergia, Recursos Genéticos e Biotecnologia, Cerrados, Caprinos e Ovinos, Pecuária Sudeste e Uva e Vinho.
Para quem é assinante da Editora Globo, o endereço é:
epocanegocios.globo.com/.../0,,EMI206972-16642,00-POR+QUE+A+EMBRAPA+E+O+NOSSO+GOOGLE.html

A matéria foi replicada em vários sites, como:
http://www.bv.fapesp.br/namidia/noticia/42530/embrapa-google/+Por+que+a+Embrapa+%C3%A9+o+nosso+Google&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a&source=www.google.com.br

*matéria de divulgação

4 de fev. de 2011

III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas

III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, que será realizado no período de 10 a 15 de abril, em Ilhéus/BA. As inscrições com resumo poderão ser realizadas até 31 de janeiro de 2011

O evento constitui atualmente o mais importante encontro da comunidade científica brasileira de genética vegetal e é resultado de um esforço conjunto da Sociedade Brasileira de Genética e da comunidade científica brasileira de genética vegetal. Seu objetivo é destacar a necessidade de nosso país em estimular cada vez mais a formação de cientistas com uma base sólida e fundamentada em biologia vegetal. Considerando-se a relevância da agricultura para a economia brasileira, o simpósio pretende aproximar os principais pesquisadores envolvidos tanto em pesquisa básica e no uso eficiente de ferramentas genômicas aplicadas ao melhoramento vegetal quanto em Biotecnologia vegetal.

13/12/2010 CNPq anuncia mais bolsas e ANPG pauta o reajuste de valores


O CNPq oferecerá mais 2 mil bolsas de mestrado e doutorado em 2011. Este anúncio foi feito dia 10 de dezembro, após a conquista pela ANPG junto ao Congresso Nacional do acréscimo de 15 milhões de reais no Orçamento 2011 para a agência. A demanda dos estudantes é que a Capes (cujo orçamento previsto é quase o dobro que o de 2010) também aumente o número de bolsas e para que as duas agências reajustem os valores das bolsas, a fim de cumprir as metas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010.

A demanda dos pós-graduandos é para que, além do aumento do número de bolsas oferecidas, seja promovido o reajuste dos valores das bolsas, com vistas a atender as metas estabelecidas pelo PNPG 2005-2010 que prevê que o valor das bolsas em 2010 chegue a 50% de reajuste em relação a 2005. A emenda da ANPG propunha, de acordo com essas metas e a partir dos debates realizados pela entidade, o aumento de 20% do número de bolsas oferecidos pela Capes e pelo CNPq e reajustes que levariam as bolsas de mestrado a R$ 1.673,00 e as de doutorado a R$ 2.481,00. O último reajuste das bolsas foi feito em 2008.

No total, o CNPq concede mais de 93 mil bolsas em várias modalidades, apoiando desde jovens pesquisadores com bolsas de Iniciação Científica até pesquisadores altamente qualificados, com a modalidade Produtividade em Pesquisa.


As novas bolsas serão concedidas aos cursos em forma de cotas. Vários critérios foram estabelecidos pelo CNPq para a distribuição das cotas, como o conceito do curso junto à Capes, o desenvolvimento de atividades em consonância com as diretrizes do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI), número de alunos sem bolsa e sem vínculo empregatício e localização regional.


As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão um mínimo de cotas garantidas, como parte de uma política governamental de diminuir as desigualdades regionais em ciência e tecnologia.


Por Luana Bonone, Diretora de Comunicação da ANPG