17 de out. de 2010

Edital DRI/CGCI nº 60/2010 - Bolsa Capes/COT de Doutorado Pleno em Cambridge 2010/2011

Descrição

O Programa Capes - Cambridge Overseas Trust (COT) (Edital DRI/CGCI nº 60/2010) tem por objetivo apoiar estudantes brasileiros que pretendem realizar seu doutorado na Universidade de Cambridge. A iniciativa visa estreitar as relações bilaterais entre o Brasil e o Reino Unido, com base no Memorando de Entendimento assinado entre a Capes e o COT, em 8 de setembro de 2010.

O COT atua desde a década de 1980 no suporte financeiro a estudantes internacionais, que de outra forma não teriam condições de acesso à Universidade de Cambridge. Nesse sentido, o Programa Capes - COT foi idealizado para permitir que jovens brasileiros, com reconhecido mérito acadêmico, desenvolvam seus estudos em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo. Além de tornar a representatividade brasileira na Universidade de Cambridge mais significativa, o Programa favorecerá a criação de vínculos entre núcleos de pesquisa britânicos e brasileiros, com o retorno do bolsista após a conclusão do doutorado.

Data Limite

16 de novembro de 2010.

Elegibilidade

O candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
1. Possuir nacionalidade brasileira;
2. Ter diploma de nível superior reconhecido na forma da legislação brasileira e, preferencialmente, diploma de mestrado.

Benefícios

O programa prevê a concessão de até dez bolsas, com duração de até quatro anos. A bolsa inclui os benefícios a seguir:

Pela Capes:
1. Mensalidade para cobrir as despesas mensais relativas à moradia, alimentação e transporte local, no valor de £910;
2. Auxílio-instalação de £910;
3. Auxílio-deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o trecho Brasil/Cambridge/Brasil, a critério da Capes. O auxílio deslocamento destina-se ao custeio de todas as despesas referentes à aquisição de passagens áreas e/ou terrestres no trecho Brasil/Cambridge/Brasil. A Capes não concederá recursos adicionais para esta finalidade, devendo a aplicação ser realizada pelo estudante dentro do valor previsto.

Pelo Cambridge Overseas Trust
1. Isenção de anuidades e taxas escolares.

Restrições

Não será aceita inscrição de candidato que esteja ou tenha estado no Reino Unido após 1º de janeiro de 2009, para desenvolver atividades acadêmicas de natureza similar às da bolsa.

O candidato não poderá ter usufruído anteriormente de outra bolsa no exterior; e não poderá receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento da bolsa e ressarcimento dos já valores pagos, monetariamente atualizados.

Forma de Solicitação

O candidato deverá apresentar sua candidatura simultaneamente à Capes e à Universidade de Cambridge, composta de projeto de pesquisa, formulários e documentação complementar. O fornecimento parcial ou incorreto dessas informações, em qualquer etapa do processo de seleção, levará ao cancelamento da candidatura. Os documentos necessários à candidatura podem ser vistos no item 3 do Edital.

Contatos

Coordenação-Geral de Programas de Cooperação Internacional - CGCI - Capes
Telefone: (61) 2022 6657
Fax: (61) 2022 6675
E-mail: csn@capes.gov.br

Home Page

Edital DRI/CGCI nº 60/2010 - Bolsa Capes/COT de Doutorado Pleno em Cambridge 2010/2011

Fonte

  Sistema FINANCIAR/FUNARBE  

Nenhum comentário:

Postar um comentário