Parceria CNPq/Labex - Embrapa para a Concessão de Bolsas nos EUA e Europa
Imprimir Adicionar Favoritos
O CNPq e a Embrapa por meio de seus laboratórios no exterior (Labex) acertam parceria para o oferecimento de bolsas de treinamento no exterior nas modalidades Doutorado Sandwich (SWE) e Pós Doutorado no Exterior (PDE), de acordo com os critérios e normas vigentes deste Conselho, na chamada Cronograma 1, 2 e 3 do Calendário Regular de 2010.
Labex são laboratórios virtuais da Embrapa no exterior que conectam a pesquisa agrícola brasileira aos melhores centros de pesquisa do mundo. O Labex instrumentalisa diferentes mecanismos de cooperação internacional tais como o compartilhamento de instalações, equipamentos, reagentes e equipes de pesquisadores, o que facilita a realização de pesquisas de alta qualidade e relevância e a criação de novas parcerias internacionais para atuarem em áreas e temas estratégicos para a produção agrícola no Brasil e no mundo.
Além de potencializar as atividades do Labex, as ações deste programa darão mais foco as pesquisas e treinamentos de brasileiros no exterior em Ciências Agrárias e áreas afins, uma vez que o Labex atua com visão estratégica e em áreas temáticas de vanguarda e de grande relevância para o Brasil.
As propostas devem abordar de modo exclusivo as áreas e temas objetos da programação do Labex, como: Prospecção Tecnológica, Mudanças Climáticas, Recursos Genéticos, Saúde Animal, Agroenergia, Manejo Florestal, Microbiologia Aplicada, Biologia Avançada e Biotecnologia, Recursos Naturais e Sustentabilidade - Conservação e Gestão Ambiental e Tecnologias Agroalimentárias e Agroindustriais. Clique aqui para acessar as áreas e temas de atuação do Labex-Embrapa nos EUA e Europa.
Data Limite
A próxima data limite é 30 de setembro de 2010 (Cronograma 3).
Nota: as propostas devem ser transmitidas ao CNPq, exclusivamente via internet, até as 18 horas da data limite. O sistema eletrônico (servidor de rede) receberá propostas com tolerância de 24 horas.
Elegibilidade
Doutorado Sandwich: o candidato deve estar formalmente matriculado, há mais de um ano, em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da Capes; ou matriculado em curso 5 se não houver curso com conceito superior; ou matriculado em cursos com conceito 4 ou 5 desde que o orientador seja bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
Pós Doutorado no Exterior: o candidato deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil e deve possuir o título de doutor quando da implementação da bolsa, no caso de proposta aprovada e ter vínculo empregatício no Brasil.
Valor Financiado
Os benefícios serão calculados de acordo com a tabela do CNPq em vigor.
1.Mensalidades;
2.Auxílio-instalação (para os candidatos que ainda não se encontrem no exterior na data da concessão da bolsa);
3.Passagem aérea de ida e volta em classe econômica, preferencialmente em tarifa promocional;
4.Seguro-saúde, exceto para bolsistas que se dirijam a países que ofereçam assistência médica gratuita.
Nota: Não há benefício a dependentes.
Duração da Bolsa
A duração da bolsa de Doutorado Sandwich é de três a doze meses, enquanto que a bolsa de Pós Doutorado no Exterior tem duração de seis a doze meses. Em ambos os casos é permitida prorrogação, desde que não ultrapasse o tempo total de doze meses.
Requisitos
Veja os requisitos para cada modalidade de bolsa acessando a página de normas específicas para Doutorado Sandwich e Pós Doutorado no Exterior.
Forma de Solicitação
Os interessados em submeter propostas a este programa deverão empregar o formulário específico de submissão da chamada Calendário - Cronograma 1, 2 e 3 de Bolsas Especiais no Exterior, disponível na Plataforma Carlos Chagas, acessando o link Doutorado Sanduíche (SWE) - Parceria CNPq/Labex-Embrapa ou Pós Doutorado no Exterior (PDE) - Parceria CNPq/Labex-Embrapa e preenchendo com todas as informações solicitadas. Recomenda-se a submissão nos Comitês de Assessoramento (CA's) das Ciências Agrárias.
Contatos
Para outros esclarecimentos utilize a Central de Atendimento do CNPq pelo telefone 0800 619 697 (funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min).
Home Page
http://www.cnpq.br/calendario/ofertabolsas_texto.htm
Fonte
As informações descritas acima foram obtidas na home page da Financiadora.
*Fonte: Sistema Financiar/FUNARBE
Fitopatologia é uma palavra de origem grega (Phyton = planta, Pathos = doença e Logos = estudo) e indica a ciência que estuda as doenças das plantas, abrangendo todos os seus aspectos, desde a diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia, até o seu controle./ Plant Pathology is a word of Greek origin (Phyton = plant, Logos = study and Pathos = disease) and indicates the science of plant diseases, covering all aspects, from diagnosis, symptoms, etiology, epidemiology, until its control
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário