Fitopatologia é uma palavra de origem grega (Phyton = planta, Pathos = doença e Logos = estudo) e indica a ciência que estuda as doenças das plantas, abrangendo todos os seus aspectos, desde a diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia, até o seu controle./ Plant Pathology is a word of Greek origin (Phyton = plant, Logos = study and Pathos = disease) and indicates the science of plant diseases, covering all aspects, from diagnosis, symptoms, etiology, epidemiology, until its control
18 de dez. de 2010
Programa de pós graduação em fitopatologia da UnB sobe de nota na avaliação da CAPES.
Os cursos de Biologia Molecular, Fitopatologia e Botânica tiveram suas notas elevadas depois de recorrerem contra os resultados da última avaliação da agência de fomento
Três programas de pós-graduação da Universidade de Brasília subiram de nota após reavaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada no início da tarde desta sexta-feira. O curso de Biologia Molecular passou de 5 para 6, o de Fitopatologia de 4 para 5 e de Botânica de 3 para 4. A nota máxima é 7. Os programas tiveram suas notas revistas depois de recorrerem contra os resultados da última avaliação trienal da agência de fomento, divulgada em setembro.
Já o curso de Ciências Agrárias, avaliado com nota 2, perdeu o credenciamento para funcionar. Segundo o professor Carlos Alberto da Silva Oliveira, o programa de mestrado de Ciências Agrárias parou de funcionar em 2008, no meio da avaliação trienal, para dar lugar a uma nova pós-graduação, em Agronomia, que inclui mestrado e doutorado. Entretanto, como alguns alunos ainda não haviam concluído o mestrado, o curso foi mantido até a formatura da última turma, no último semestre. “O descredenciamento já era esperado”, disse Carlos Alberto. O novo programa de Agronomia obteve nota 4 na avaliação.
Dois dos três programas que melhoraram na avaliação recuperaram a nota obtida em 2007. “É uma vitória, porque no pedido de reconsideração nenhuma informação nova pode ser acrescentada”, comemorou Sônia Báo, diretora do Instituto de Ciências Biológicas, do qual fazem parte os três programas reavaliados. “É preciso demonstrar, com argumentos consistentes, que houve equívoco”.
O principal argumento do programa de Biologia Molecular foi o de que os avaliadores da agência de fomento não poderiam ter considerado a produção de dois professores afastados do programa durante o triênio avaliado. Um deles, o professor Carlos Roberto Félix, se aposentou por motivo de doença. Já a professora Cláudia Renata Fernandes Martins morreu. “Ao considerar dois professores que não deixaram o programa no primeiro ano do triênio avaliado, a produção ficou prejudicada”, afirma o coordenador do curso, professor Bergmann Morais Ribeiro.
O coordenador explica que nos cursos com nota 6, todos os professores têm de orientar e publicar com alunos. “Quanto maior a nota que o curso já tem, mais rigorosos os critérios de avaliação”, afirma. Os avaliadores da Capes concordaram com a defesa. “A verificação de cada item da avaliação mostra que os argumentos do recurso estão adequados e que o seu desempenho é comparável com outros programas de pós graduação desta área do conhecimento que receberam nota 6”, afirma o documento assinado pela comissão de nove professores que reavaliou o programa.
Já a pós-graduação em Botânica foi penalizada pela baixa produção de alunos do doutorado. O programa argumentou que o doutorado foi implementado em 2007, primeiro ano do triênio avaliado, e, portanto, o período de avaliação não seria suficiente para que os alunos que ingressaram no programa concluíssem o doutorado. Além de concordarem com a defesa, os avaliadores relataram também que a Botânica “apresenta perfil compatível com os demais programas que receberam nova 4 na avaliação”.
COMPARAÇÃO – O programa de Fitopatologia foi o único que obteve nota maior com base apenas em comparações com outros programas dessa área do conhecimento. E a comissão de avaliação reconheceu “a ocorrência de diversos equívocos na avaliação trienal”, segundo aponta o documento assinado pelos avaliadores.
De acordo com o relatório, “o corpo docente é adequado para o funcionamento do programa, tem grande diversidade de formação e produtividade científica”, ao contrário do que tinham pontuado na análise anterior. Os avaliadores citam, inclusive, que 69% dos professores são bolsistas de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Afirmam também que a produção de alunos do programa é significativa e está dentro da média obtida por outros programas da área em todo o país.
A Capes reavaliou ainda a produção intelectual do curso afirmando que a média de artigos produzidos por ano e o número de publicações em revistas científicas está dentro dos padrões exigidos. Outro quesito apontado na avaliação anterior, o de que alguns professores produziram muito enquanto outros tiveram pouco rendimento, também foi revisto. “A produção bibliográfica é equilibrada entre os docentes”, diz o documento. Procurado pela UnB Agência, por meio da assessoria de comunicação da Capes, para comentar os resultados, o diretor de avaliação da agência de fomento, Lívio Amaral, não concedeu entrevista.
METAS – Para Denise Bomtempo, decana de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP), o resultado é um resgate da excelência dos programas da UnB. “A reconsideração da nota expressa não só a qualidade da produção dos programas reavaliados, mas que a pesquisa da UnB é de grande envergadura”, comenta.
A decana e também a diretora do Instituto de Ciências Biológicas apontam, no entanto, que o resultado não deve ofuscar as metas estabelecidas pelos programas para melhorar o desempenho na próxima avaliação trienal. “Ao mesmo tempo em que temos programas de excelência, temos também aqueles que ainda precisam se consolidar e melhorar”, afirma Sônia Báo. “Isso tem de estar claro permanentemente”, completa.
Redefinir linhas de pesquisa e áreas de concentração, endurecer os critérios de credenciamento de orientadores permanentes nos programas, manter sites atualizados e aumentar o número de publicações em parceria com alunos são algumas das metas estabelecidas para melhorar o desempenho dos programas das Ciências Biológicas. Os objetivos foram estabelecidos na semana passada durante o I Seminário de Avaliação da Pós-Graduação, organizado pelo DPP, que durou uma semana e reuniu integrantes dos 67 programas de pós-graduação da UnB.
14 de dez. de 2010
RANKING COLOCA REVISTAS CIENTÍFICAS BRASILEIRAS EM ''RISCO DE EXTINÇÃO''
nacionais têm de concorrer com estrangeiros”
Herton Escobar
O espantoso aumento de 56% da produção científica brasileira em 2008 foi proporcionado, em grande parte, pelo aumento no número de revistas nacionais indexadas no Institute for Scientific Information (ISI) - o seleto banco de dados da empresa Thomson Reuters que reúne estatísticas sobre aquelas que são consideradas as melhores revistas científicas do mundo. Fato que foi celebrado como um reconhecimento da qualidade desses periódicos brasileiros no cenário internacional.
Porém, um crescente coro de cientistas tenta chamar a atenção para um fenômeno contrário que estaria ocorrendo no País. Segundo eles, várias revistas científicas brasileiras estão "ameaçadas de extinção" pelos novos critérios de avaliação adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o sistema Qualis, que hierarquiza as publicações de acordo com sua importância nas respectivas áreas do conhecimento.
A crítica é endossada por pesquisadores das áreas de zoologia e botânica-além de outras disciplinas - cujas publicações foram "rebaixadas" na avaliação da Capes. Até 2008, o Qualis era dividido em duas categorias: nacional e internacional. Agora, há uma estrutura única, em que as revistas brasileiras "competem" com as estrangeiras dentro do mesmo ranking. O resultado é que muitas publicações nacionais, antes classificadas entre as melhores de sua área, passaram a ocupar os estratos mais baixos do Qualis.
"O efeito prático, em última instância, é que estão destruindo as revistas nacionais", diz o herpetólogo Hussam Zaher, professor titular e responsável pelas publicações científicas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP). Ele lembra que o Qualis é um dos principais critérios usados pela Capes para avaliar os cursos de pós-graduação.
"Em flagrante contraponto à sua própria política de incentivo às publicações
brasileiras, o sistema Qualis da Capes promove um processo gradual de desagregação do nosso conjunto de revistas de qualidade das áreas de Zoologia e Botânica, que deverá restringir em curto prazo os meios de comunicação da comunidade científica nacional", diz uma carta enviada à Capes pela Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ). O texto é assinado por 130 pesquisadores.
"Temo uma debandada geral de autores para publicações fora do País", diz o biólogo Walter Boeger, professor da Universidade Federal do Paraná e editor da revista brasileira Zoologia. Lideranças na área de Química também publicaram editoriais e enviaram cartas à Capes com críticas semelhantes.
Entre os "ameaçados" também estão os taxonomistas - que se dedicam à descrição de novas espécies -, já que a maioria de seus trabalhos são publicados em revistas nacionais. "São pesquisas que não têm grande apelo internacional, mas que são fundamentais para o conhecimento e o aproveitamento da nossa biodiversidade", diz o biólogo Carlos Joly, editor-chefe da revista Biota Neotropica.
Joly ressalta que por trás de um trabalho internacional há quase sempre um histórico de publicações em revistas nacionais. "Ao ignorar esse processo, a Capes está dizendo que toda essa etapa de construção do conhecimento não tem importância científica. Só o produto final", critica o cientista.
FATOR DE DISCÓRDIA
A principal crítica dos pesquisadores sobre o novo Qualis diz respeito ao uso do Fator de Impacto (FI) como critério único do ranking. O FI é uma "nota" calculada pela Thomson Reuters que indica a frequência com que os trabalhos em determinada revista são citados na literatura científica. Quanto maior a nota, maior a importância do trabalho e da revista. O problema é que o FI não mede a qualidade de um trabalho - apenas a sua repercussão.
"Há artigos muito bons em revistas com baixo fator de impacto que são muito citados, assim como há artigos em revistas de alto impacto que não são citados jamais", diz a pesquisadora Vanderlan Bolzani, da Unesp de Araraquara, e presidente da Sociedade Brasileira de Química. "O fato de você publicar em revistas nacionais não significa que seu trabalho não tenha mérito, não tenha qualidade."
FONTE: O Estado de São Paulo – 06 de Julho de 2009
28 de nov. de 2010
“Research results in biological control of plant diseases using Brazilian Trichoderma harzianum isolates”
Caros amigos fitopatologistas,
No dia 29-12-2010, a partir das 14:30 h, haverá palestra do nosso colaborador do site, o pesquisador Daniel Diego Costa Carvalho, no VI Congresso Brasileiro de Micologia (29-12-10 até 02-12-10). A palestra intitulada “Research results in biological control of plant diseases using Brazilian Trichoderma harzianum isolates” será uma das 3 apresentações do simpósio 3 - Controle Biológico e Biorremediação.
27 de nov. de 2010
Identificação de fungos pela técnica de Maldi-Tof
A pedido da Dra. Sueli Correia Marques de Mello (Pesquisadora - Embrapa/CENARGEN), divulgamos o curso que será promovido pela Embrapa sobre o uso da técnica Maldi-Tof na identificação de fungos, que será realizado nos dias 2 e 3 de dezembro/2010, na próxima semana.
Maiores Informações poderão ser obtidas com a Dra. Sueli Mello, Fone: (61)3448-4776
20 de nov. de 2010
Concurso Professor Fitopatologia - UFLA
A pedido do Prof. Ricardo Magela de Souza (Departamento de Fitopatologia - DFP,
Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras - MG), divulgamos a abertura de
uma vaga para Professor Adjunto do DFP-UFLA, na área Fitopatologia – sub-área
Patologia Florestal. O edital está disponível no link abaixo:
http://www.drh.ufla.br/Concurso/Prof/2010/ed79/Edital8010retificaçãoed79.pdf
Bolsa Pós-Doc Fitopatologia Centro de Citricultura-IAC, Cordeirópolis-SPiba !!!
A pedido do Dr. Marcos A. Machado (Centro de Citricultura Sylvio Moreria/IAC, em
Cordeirópolis-SP), divulgamos a disponibilidade de uma Bolsa de Pós Doutorado
modalidade PNPD de implementação imediata para trabalhar no Projeto MANCHA
PRETA DOS CITROS: ABORDAGEM MOLECULAR E FUNCIONAL DA INTERAÇÃO DE CITROS COM
Guignardia spp.
Interessados enviar CV e entrar em contato com Dr.Marcos A. Machado, pelo
e-mail: marcos@centrodecitricultura.br
17 de nov. de 2010
Defesa de Doutorado Em Fitopatologia (UFV)
Concurso Público para PROFESSOR ADJUNTO (UFG)
Aberta a inscrição ao Concurso Público para PROFESSOR ADJUNTO,
área de Fitossanidade, na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da
Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Campus Samambaia (Goiânia). Mais
informações podem ser obtidas no Edital nº75/2010/UFG , publicado
no Diário Oficial da União no dia 12/11/2010, seção 3, páginas 65 a 67, de
acordo com as Resolução Conjunta CONSUNI/CEPEC Nº 01R/2007
9 de nov. de 2010
PRAZO PRORROGADO - Bolsa Pós-Doc Fitobacteriologia Recife !!!
A pedido da Profa. Rosa de Lima Ramos Mariano (Laboratório de Fitobacteriologia,
Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, Universidade Federal Rural de
Pernambuco – UFRPE, Recife - PE), divulgamos a Seleção de candidato a bolsa de
pós-doutorado, modalidade PNPD, a ser iniciada em Dezembro/2010. O candidato
deverá possuir Doutorado, preferencialmente em Fitopatologia/Fitobacteriologia,
com especialização em técnicas ligadas a Biotecnologia e estudo de variabilidade
de fitopatógenos. O bolsista irá desenvolver o projeto intitulado "PROSPECÇÃO
DE GENES E CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE BACTÉRIAS FITOPATOGÊNICAS IMPORTANTES
NO NORDESTE DO BRASIL”.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Rosa Mariano: Email:
rmariano@truenet.com.br / Fones: (81) 3320-6211 ou 9973-3785.
OBS.: O período de inscrição para esta bolsa PNPD, já concedida pelo CNPq é até
o dia 20 de novembro de 2010. Pede-se Curriculum Lattes e uma carta de
motivação.
Bolsa Pós-Doc Epidemiologia Molecular - Curitiba !!!
A pedido da Profa. Louise Larissa May De Mio (Laboratório de Epidemiologia
para Manejo Integrado de Doenças - LEMID) do Programa de Pós-Graduação em
Produção Vegetal, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba - PR),
divulgamos a Seleção de candidato a bolsa de pós-doutorado, modalidade PNPD, a
ser iniciada em Dezembro/2010. O candidato deverá possuir Doutorado,
preferencialmente em Fitopatologia/Genética. O bolsista irá desenvolver o
projeto intitulado "EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR NO ESTUDO DA VARIABILIDADE DE
ISOLADOS DE MONILINIA SPP. E MANEJO DE RESISTÊNCIA A FUNGICIDAS”, cujos
objetivos específicos estão abaixo.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Larissa: E-mail:
maydemio@ufpr.br/ Fones: (41) 33505736 ou 9970-3223.
Segue em anexo o Edital Específico do Programa de Pós-Graduação em
Produção Vegetal da UFPR para seleção do candidato.
Bolsa Pos-Doc PRODOC-CAPES UFES - Alegre - ES
A pedido do Prof. Waldir C. Jesus (Lab. Fitopatologia, Universidade Estadual do
Espírito Santo – UFES, Campus de Alegre, Alegre - ES), divulgamos a
disponibilidade de uma bolsa de pós-doutorado (PRODOC/CAPES) para trabalhar na
área de epidemiologia e manejo das doenças do cafeeiro conilon, na Universidade
Federal do Espírito Santo, Campus de Alegre.
Os interessados deverão entrar em contato com o Prof. Waldir (e-mail:
wcintra@cca.ufes.br) indicando no assunto "Bolsa PRODOC".
Bolsa Pós-Doc Fitopatologis - UFPEL Pelotas !!!
A pedido da Profa. Andréa B. Moura (Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade -
PPGFS, Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Pelotas - RS), divulgamos o
processo seletivo para duas vagas de bolsas de pós-doutorado, modalidade PNPD,
no programa de Pós Graduação em Fitossanidade da Universidade Federal de
Pelotas, junto ao projeto "Uso de bactérias biocontroladoras de doenças no
cultivo do arroz irrigado: estudo das interações, epidemiologia, mecanismos de
ação, sobrevivência e impacto ambiental".
As inscrições estarão abertas no período de 08 a 19 de novembro de 2010, das
08:00 às 11:30 h e das 14:00 às 17:00 h, na Secretaria do PPGFS, situada no
Departamento de Fitossanidade da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da
Universidade Federal de Pelotas, no Campus Universitário, Caixa Postal 354, CEP
96010-900 ou pelo e-mail do programa (ppgfs@ufpel.tche.br).
8 de nov. de 2010
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA
A pedido do Prof. José Carmine Dianese (Depto. Fitopatologia - UnB, Brasília - DF) divulgamos o VI CONGRESSO BRASILEIRO DE MICOLOGIA, a ser realizado em Brasília (DF), no período de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2010.
4 de nov. de 2010
Seleção 2011 Pós-Graduação Produção Vegetal - UDESC
A pedido da Prof. Amauri Bogo (Laboratório de Fitopatologia do Programa de
Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade do Estado
de Santa Catarina - UDESC, Campus de Lages/SC), divulgamos o Edital de Seleção
de candidato aos cursos de Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal, para
ingresso no primeiro semestre de 2011.
31 de out. de 2010
Bolsa Pos-Doc UDESC - Lages-SC
A pedido da Prof. Amauri Bogo (Laboratório de Fitopatologia) do Programa de
Pós-graduação em Produção Vegetal - conceito CAPES 5, Universidade do estado
de Santa Catarina, Campus de Lages/SC), divulgamos a Seleção de candidato a
bolsa de pós-doutorado, modalidade PNPD, a ser iniciada em Dezembro/2010. O
candidato deverá possuir Doutorado, preferencialmente em
Fitopatologia/Fisiologia. O bolsista irá desenvolver o projeto intitulado
"ASPECTOS PRODUTIVOS, VEGETATIVOS, FITOSSANITÁRIOS E ARMAZENAMENTO DE FRUTOS DE
CULTIVARES DE PEREIRA EUROPÉIA COM COMBINAÇÕES DE PORTA-ENXERTOS NO SUL DO
BRASIL",
Maiores informações poderão ser obtidas com os Profs. Amauri Bogo e Leo Rufato
E-mails:
amauribogo@udesc.br;
a2lr@cav.udesc.br
Recomendamos a leitura do Edital em Anexo, principalmente os Requisitos para o
candidato à bolsa, cujo valor mensal é de R$ 3.300,00.
OBS.: O período de inscrição para esta bolsa PNPD, já concedida pelo CNPq
é até o dia 10 de novembro de 2010. Pede-se Curriculum Lattes e uma carta
de motivação.
27 de out. de 2010
Abertas inscrições para dois mestrados na UEG
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) está com o processo seletivo aberto para os mestrados em Ciências Moleculares (nas áreas: Físico-Química Molecular e Química Orgânica) e Engenharia Agrícola. As inscrições podem ser feitas na UnUCET, localizada na rodovia BR-153, Qd. Área, Km 99, Fazenda Barreiro do Meio, Campus Henrique Santillo, em Anápolis.
As inscrições para o mestrado em Ciências Moleculares, que tem 8 vagas, são gratuitas e os interessados devem procurar a secretaria acadêmica do programa entre 3 e 26 de novembro, das 9 às 18 horas. Na pós em Engenharia Agrícola, que também tem 8 vagas disponíveis, os candidatos devem se dirigir à secretaria do mestrado até 25 de novembro, também das 9 às 18 horas, e devem pagar uma taxa de R$ 40.
No ato de inscrição para os dois metrados os interessados devem levar o formulário de inscrição, que pode ser acessado no site da www.prp.ueg.br/pmcm (Ciências moleculares) e www.prp.,ueg.br/pmea (Engenharia Agrícola); original e fotocópia do diploma e histórico escolar da graduação; cópia da carteira de identidade e CPF; Currículo Lattes, com documentação comprobatória; carta de aceite de um orientador - no caso do curso de Ciências Moleculares é facultativo - e uma foto 3x4.
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 15 de dezembro para os candidatos do mestrado em Ciências Moleculares e 16 de dezembro para os de Engenharia Agrícola. A previsão é que em ambas as pós-graduações as aulas tenham início no dia 21 de fevereiro de 2011. Para obter informações e o edital completo dos dois mestrados acesse o endereço eletrônico www.prp.ueg.br.
Seleção para Mestrado e Doutorado em Fitopatologia (2011/1) na UnB
Encontram-se abertas as inscrições para a Seleção de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia - Mestrado Acadêmico e Doutorado - Primeiro Período Letivo de 2011. Elas podem ser feitas pessoalmente pelo interessado ou por procurador devidamente constituído, nos dias úteis do período de 18/10 a 22/11/2010, no horário das 13:00 às 19:00 na Secretaria da Coordenação de Pós-Graduação em Fitopatologia, Instituto de Ciências Biológicas (Prédio Novo), Sala ET 22/26, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília, CEP 70910-900 Brasília, DF. Leiam o Edital No. 01/2010 e demais informações pertinentes. Clique no título desta menssagem para ir direto à página do Fit-UnB.
26 de out. de 2010
Bolsa Pós-Doc Fitobacteriologia - Recife- UFRPE
A pedido da Profa. Rosa de Lima Ramos Mariano (Laboratório de Fitobacteriologia,
Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia, Universidade Federal Rural de
Pernambuco – UFRPE, Recife - PE), divulgamos a Seleção de candidato a bolsa de
pós-doutorado, modalidade PNPD, a ser iniciada em Dezembro/2010. O candidato
deverá possuir Doutorado, preferencialmente em Fitopatologia/Fitobacteriologia,
com especialização em técnicas ligadas a Biotecnologia e estudo de variabilidade
de fitopatógenos. O bolsista irá desenvolver o projeto intitulado "PROSPECÇÃO
DE GENES E CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA DE BACTÉRIAS FITOPATOGÊNICAS IMPORTANTES
NO NORDESTE DO BRASIL”, cujos objetivos específicos encontram-se em anexo.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Rosa Mariano: Email:
rmariano@truenet.com.br / Fones: (81) 3320-6211 ou 9973-3785. Recomendamos
fortemente a leitura do Edital em Anexo, principalmente os Requisitos para o
candidato à bolsa, cujo valor mensal é de R$ 3.300,00.
OBS.: O período de inscrição para esta bolsa PNPD, já concedida pelo CNPq é até
o dia 10 de novembro de 2010. Pede-se Curriculum Lattes e uma carta de
motivação.
Bolsa Pós-Doc Epidemiologia Molecular - Curitiba - UFPR
A pedido da Profa. Louise Larissa May De Mio (Laboratório de Epidemiologia
para Manejo Integrado de Doenças - LEMID) do Programa de Pós-Graduação em
Produção Vegetal , Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba - PR),
divulgamos a Seleção de candidato a bolsa de pós-doutorado, modalidade PNPD, a
ser iniciada em Dezembro/2010. O candidato deverá possuir Doutorado,
preferencialmente em Fitopatologia/Genética. O bolsista irá desenvolver o
projeto intitulado "EPIDEMIOLOGIA MOLECULAR NO ESTUDO DA VARIABILIDADE DE
ISOLADOS DE MONILINIA SPP. E MANEJO DE RESISTÊNCIA A FUNGICIDAS”, cujos
objetivos específicos estão abaixo.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Larissa: E-mail:
maydemio@ufpr.br/ Fones: (41) 33505736 ou 9970-3223. Recomendamos
a leitura do Edital em Anexo, principalmente os Requisitos para o candidato
à bolsa, cujo valor mensal é de R$ 3.300,00.
OBS.: O período de inscrição para esta bolsa PNPD, já concedida pelo CNPq
é até o dia 10 de novembro de 2010. Pede-se Curriculum Lattes e uma carta
de motivação.
OBJETIVOS DO PROJETO
1) avaliar a agressividade de isolados provenientes de diferentes regiões
produtoras do Brasil;
2) identificar e comparar isolados morfologicamente, fisiologicamente e
geneticamente com outros isolados no mundo;
3) verificar a presença de genes já identificados em isolados resistentes
a fungicidas dos grupos dos benzimidazóis e dos triazois;
4) verificar resistência em uma população atual de isolados, em relação a
três grupos de fungicidas: benzimidazois, triazois e estrobirulinas e;
5) avaliar a freqüência e estabilidade da resistência a triazois em campo.
17 de out. de 2010
Visiting Fellowships in Canadian Government Laboratories (VF)
Descrição
The Visiting Fellowships in Canadian Government Laboratories (VF) Program provides promising emerging scientists and engineers with the opportunity to work with research groups or leaders in Canadian government laboratories and research institutions. Fellowships are awarded for one year with the possibility of renewal for a second and third year, at the discretion of the government department concerned.
Fellowships are tenable in the following departments and agencies (some changes may occur in this list):
Data Limite
There are no deadlines for application to this program. Applications are processed and reviewed as they are received. Decisions are announced up to three months following receipt of complete applications.
Elegibilidade
The applicant must have received a doctoral degree in the natural sciences or engineering from a recognized university within the past five years.
There are no restrictions on the nationality of applicants, but awards are subject to a citizenship quota: two-thirds of awards must be made to Canadian citizens or permanent residents.
The Department of National Defence can consider applications from Canadian citizens only. Successful candidates who are not Canadians or permanent residents of Canada must satisfy Canadian immigration requirements.
Note: An application will be accepted if an applicant are currently enrolled in a doctoral program at a recognized university; however, he/she must expect to complete all requirements for his/her degree (including the thesis defence) within six months of submitting his/her application. Click at the followin link for more details about the Eligibility Criteria.
Benefícios
The present value of the fellowship is US$47,234 per year (one year, renewable for up to two more years). The number of awards varies according to the budgets of participating departments and agencies.
Critérios de Seleção
The selection committee will rate the applications according to the following criteria:
Academic excellence;
Research ability or potential;
Communication skills;
Interpersonal and leadership abilities;
Justification for location of tenure; and
Potential benefits to the government department.
Restrições
The applicant may hold only one Visiting Fellowship.
Forma de Solicitação
Apply on-line. The Application Form are available in a pdf format.
Contatos
Please refer to the following link View Contact Information.
Home Page
http://www.nserc-crsng.gc.ca/Students-Etudiants/PD-NP/Laboratories-Laboratoires/index_eng.asp
Fonte
Sistema FINACIAR/FUNARBE
Edital DRI/CGCI nº 60/2010 - Bolsa Capes/COT de Doutorado Pleno em Cambridge 2010/2011
Descrição
O Programa Capes - Cambridge Overseas Trust (COT) (Edital DRI/CGCI nº 60/2010) tem por objetivo apoiar estudantes brasileiros que pretendem realizar seu doutorado na Universidade de Cambridge. A iniciativa visa estreitar as relações bilaterais entre o Brasil e o Reino Unido, com base no Memorando de Entendimento assinado entre a Capes e o COT, em 8 de setembro de 2010.
O COT atua desde a década de 1980 no suporte financeiro a estudantes internacionais, que de outra forma não teriam condições de acesso à Universidade de Cambridge. Nesse sentido, o Programa Capes - COT foi idealizado para permitir que jovens brasileiros, com reconhecido mérito acadêmico, desenvolvam seus estudos em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo. Além de tornar a representatividade brasileira na Universidade de Cambridge mais significativa, o Programa favorecerá a criação de vínculos entre núcleos de pesquisa britânicos e brasileiros, com o retorno do bolsista após a conclusão do doutorado.
Data Limite
16 de novembro de 2010.
Elegibilidade
O candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
1. Possuir nacionalidade brasileira;
2. Ter diploma de nível superior reconhecido na forma da legislação brasileira e, preferencialmente, diploma de mestrado.
Benefícios
O programa prevê a concessão de até dez bolsas, com duração de até quatro anos. A bolsa inclui os benefícios a seguir:
Pela Capes:
1. Mensalidade para cobrir as despesas mensais relativas à moradia, alimentação e transporte local, no valor de £910;
2. Auxílio-instalação de £910;
3. Auxílio-deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o trecho Brasil/Cambridge/Brasil, a critério da Capes. O auxílio deslocamento destina-se ao custeio de todas as despesas referentes à aquisição de passagens áreas e/ou terrestres no trecho Brasil/Cambridge/Brasil. A Capes não concederá recursos adicionais para esta finalidade, devendo a aplicação ser realizada pelo estudante dentro do valor previsto.
Pelo Cambridge Overseas Trust
1. Isenção de anuidades e taxas escolares.
Restrições
Não será aceita inscrição de candidato que esteja ou tenha estado no Reino Unido após 1º de janeiro de 2009, para desenvolver atividades acadêmicas de natureza similar às da bolsa.
O candidato não poderá ter usufruído anteriormente de outra bolsa no exterior; e não poderá receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento da bolsa e ressarcimento dos já valores pagos, monetariamente atualizados.
Forma de Solicitação
O candidato deverá apresentar sua candidatura simultaneamente à Capes e à Universidade de Cambridge, composta de projeto de pesquisa, formulários e documentação complementar. O fornecimento parcial ou incorreto dessas informações, em qualquer etapa do processo de seleção, levará ao cancelamento da candidatura. Os documentos necessários à candidatura podem ser vistos no item 3 do Edital.
Contatos
Coordenação-Geral de Programas de Cooperação Internacional - CGCI - Capes
Telefone: (61) 2022 6657
Fax: (61) 2022 6675
E-mail: csn@capes.gov.br
Home Page
Edital DRI/CGCI nº 60/2010 - Bolsa Capes/COT de Doutorado Pleno em Cambridge 2010/2011
Fonte
Sistema FINANCIAR/FUNARBE
Gates Cambridge Scholarships
Descrição
Bill and Melinda Gates Foundation offers an international scholarship programme to enable outstanding graduate students from outside the United Kingdom to study at the University of Cambridge.
Around 50 new Gates Cambridge Scholarships are awarded each year. The award of a Gates Cambridge Scholarship provides excellent opportunities for personal intellectual development, living and working alongside other similarly outstanding students from the UK and from many other countries. There are more than 5,000 graduate students in Cambridge and more than half of them normally live outside the UK.
Data Limite
1 December.
Elegibilidade
Candidates for a Gates Cambridge Scholarship may come from any country in the world except the United Kingdom. Candidates must be admitted to Cambridge through the University's normal academic procedures.
The scholarship is given to the candidate for him/her to pursue one of the following full-time residential courses of study:
PhD (three year research-only degree);
One year postgraduate course (e.g. MPhil, LLM, MASt, Diploma, MBA etc.);
MSc or MLitt (two year research-only degree);
MBBChir Clinical Studies (four year postgraduate degree).
Benefícios
A Gates Cambridge Scholarship covers the full cost of studying at Cambridge, namely:
The University Composition Fee and College fees at the appropriate rate*;
A maintenance allowance for a single student (£12,500 for 12 months at the 2009-10 rate; pro rata for courses shorter then 12 months);
One economy single airfare at both the beginning and end of the course;
A discretionary contribution towards the costs of supporting dependants at Cambridge (upon application).
Requisitos
Candidates for a Gates Cambridge Scholarship:
Must be admitted to one of the degrees above at Cambridge through the University's normal admission procedures. The Trust does not admit students;
Must be well prepared for the Cambridge course for which they are applying and must meet all of the conditions for admission specified by the University (e.g. academic, English language proficiency, if required, and any other conditions set);
Must be able to show evidence of high academic achievement, leadership potential, social commitment and a good fit with Cambridge.
Restrições
Candidates already studying at Cambridge who are not applying for a new course of study (e.g. have already started their PhD) are not eligible to be considered for a Gates Cambridge Scholarship.
Forma de Solicitação
Please click here to apply for graduate admission and a Gates Cambridge Scholarship.
Nota: interviews for candidates from all other countries (and for candidates from the United States who have previously studied, or are currently studying, a degree at Cambridge) are held in Cambridge and are either conducted in person or by telephone (depending on the candidate’s location) in late March. Shortlisted candidates will be contacted in early March. Know more about the Interview Process.
Contatos
info@gates.scholarships.cam.ac.uk
Home Page
Fonte
Sistema FINANCIAR/FUNARBE
“CURSO DE LEGISLAÇÃO, COLETA E MANEJO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS”
Período: 23 a 25-11-2010
Horário: 8h30min às 17h30min
Local: Hotel Victoria Villa Hotel, Av. 7 de Setembro, 2448 - Centro - Curitiba, PR, (41) 3072-7878
JUSTIFICATIVA:
A Embrapa Florestas e a Funpar tem em suas missões institucionais a geração, disseminação e divulgação de conhecimentos técnicos-científicos à comunidade. Ao promoverem juntas o “Curso de Legislação, Coleta e Manejo de Sementes de Espécies Florestais” objetivam somar esforços e disponibilizar conhecimentos à profissionais ligados ao setor florestal, com enfoque em coleta e manejo de sementes de espécies para produção florestal e revegetação para fins ambientais.
ORGANIZAÇÃO: Embrapa Florestas e Funpar
INTRODUÇÃO
Ás questões ambientais, em especial os marcos regulatórios, tem ocupado grande espaço na mídia, o que tem suscitado várias interpretações dos mais diversos segmentos da sociedade, nem sempre abalizados, principalmente pelo desconhecimento do tema, que é complexo e cujo entendimento é restrito a poucos especialistas,
A importância de lotes de sementes de espécies florestais em quantidades compatíveis com a demanda e com qualidade genética e fisiológica é de reconhecimento geral. As sementes são os principais veículos de propagação das espécies florestais, por apresentarem composição genética resultante da mistura do material parental, por serem produzidas em grande número a cada ano, por serem muito mais resistentes ao estresse ambiental e a danos do que os propágulos vegetativos e por tolerarem armazenamento por longos períodos sob condições apropriadas.
O conhecimento da distribuição espacial dos genótipos nas populações e fragmentos florestais naturais possibilita o planejamento das coletas de sementes com a variabilidade genética adequada, evitando a seleção de árvores-matrizes considerando-se unicamente o aspecto fenotípico, o que compromete a variabilidade genética das sementes e consequentemente dos plantios posteriores, pelo risco de que sejam oriundas de indivíduos aparentados. As diferenças genotípicas entre indivíduos são conhecidas por técnicas de identificação de polimorfismos genéticos em nível do DNA. A técnica da PCR-RAPD tem a vantagem de dispensar o conhecimento prévio sobre o DNA da espécie em estudo, sendo mais simples, rápida e de custo mais baixo.
Além dos aspectos acima mencionados vale ressaltar a importância na atividade de produção de sementes de espécies florestais da fenologia para determinação do ponto exato de coleta dos frutos, bem do monitoramento de pragas e doenças em frutos e sementes, pela importância que apresentam sobre a qualidade das sementes a campo principalmente.
Posteriormente são abordadas as práticas extração das sementes dos frutos, beneficiamento e armazenamento em embalagem e ambiente adequados a cada espécie.
Às questões acima mencionadas, agrega-se o novo ordenamento legal, criado pela edição da Lei de Sementes e Mudas nº 10.711 de 05 de agosto de 2003 e regulamentada pelo decreto nº 5.153 de 23 de julho de 2004, que coloca no cenário nacional um novo paradigma de produção, embasado na qualidade, em consonância com o conhecimento científico atual, especialmente quanto aos propágulos florestais nativos.
PÚBLICO-ALVO: engenheiros agrônomos e florestais, biólogos, técnicos, produtores de sementes e viveiristas e estudantes de pós-graduação e graduação.
-
Vagas disponíveis: 40
-
Carga horária: 24h
OBJETIVO:
Capacitar/Treinar o público-alvo interessado em legislação, coleta e manejo de sementes de espécies florestais.
METODOLOGIA: o Curso será ministrado por meio de aulas teóricas e práticas de campo nas dependências da Embrapa Florestas, conforme programa:
PROGRAMAÇÃO
DIA 23/11/10
08h30 - 10h15
Marco legal sobre sementes e mudas: Código Florestal Brasileiro
Dr.Sergio Ahrens / Embrapa Florestas
10h15 – 10h35
Intervalo
10h35 - 12h00
Lei de sementes e mudas de espécies florestais
Dr.Sergio Ahrens / Embrapa Florestas
12h00 – 14h00
Almoço
14h00 - 15h45
Importância da fenologia para produção de sementes de espécies florestais, Fenofases, Ponto de maturação fisiológica e aspecto visual do fruto
Drª Gizelda Maia Rego / Embrapa Florestas
15h45 – 16h05
Intervalo
16h05 - 17h30
Fenologia e produção de frutos e sementes, Fenologia reprodutiva, Desenvolvimento do fruto e semente, Estimativa de produção e produtividade
Drª Gizelda Maia Rego / Embrapa Florestas
DIA 24/11/10
08h30 - 10h15
Coleta de sementes em populações naturais, Planejamento da coleta de sementes, Seleção de árvores-matrizes, Métodos e equipamentos para Coleta, Manejo dos frutos entre coleta e beneficiamento, Secagem, extração e beneficiamento das sementes, Operações prévias para extração, Secagem natural e artificial, Métodos de extração, Degrana, Despolpa, Extração, Uso do separador, cilindro rotatório, debulhador, Beneficiamento de sementes, Princípios de separação, Equipamentos utilizados
Dr. João Antonio Pereira Fowler / Embrapa Florestas
10h15 – 10h35
Intervalo
10h35 - 12h00
Armazenamento e embalagem de sementes, Longevidade das sementes, Ambientes para armazenamento, Embalagens para armazenamento, Normas para produção e comercialização de sementes de espécies florestais
Dr. João Antonio Pereira Fowler / Embrapa Florestas
12h00 – 14h00
Almoço
14h00 - 15h45
Patologia de sementes, Detecção de fungos em frutos, Detecção de fungos nas sementes, Transmissão de fungos via semente, Teste de patogenicidade
Dr. Álvaro Figueredo dos Santos / Embrapa Florestas
15h45 – 16h00
Intervalo
16h00 - 17h30
Pragas de sementes, Insetos e ácaros associados a frutos e sementes
Dr. Marcilio José Thomazini / Embrapa Florestas
DIA 25/11/10
08h30 - 12h00
Prática de campo e escalar árvores para coleta de Sementes
12h00 - 13h30
Almoço
13h30 - 15h00
Prática de laboratório: Tecnologia de sementes
Dr. João Antonio Pereira Fowler / Embrapa Florestas
15h00 - 16h30
Prática de laboratório: Entomologia e Fitopatologia
Dr. Alvaro Figueredo dos Santos e Dr. Marcilio José Thomazini / Embrapa Florestas
16h30 – 17h00
Encerramento e entrega de certificados
Dr. Edson Tadeu Iede
INVESTIMENTO
Categoria
Profissionais: R$ 700,00
Estudantes (graduação e pós-graduação): R$ 500,00 – Apresentar declaração de matrícula
ATENÇÃO
-
os valores apresentados na tabela acima não incluem as despesas de alimentação nem hospedagem dos participantes durante o Curso.
-
As inscrições serão efetivadas mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, o pagamento via depósito bancário, e envio ao fax / e-mail especificado.
-
Informamos que organização do evento oferecerá transporte (ida e volta) no terceiro dia a partir do Hotel em Curitiba até a Embrapa Florestas conforme a programação do Curso.
-
Os participantes receberão certificado desde que tenham 85% de presença.
**** O valor da inscrição não será devolvido ao participante caso o mesmo não compareça ou cancele sua participação.
EQUIPE
Coordenadores do curso:
João Antonio Pereira Fowler- Embrapa Florestas e Aderlene Inês Lara - Funpar.
Instrutores:
Alvaro Figueredo dos Santos, EngºAgrº, Doutor em Fitopatologia - Embrapa Florestas
Gizelda Maia Rego, EngºAgrº, Doutora em Agronomia - Embrapa Florestas
João Antonio Pereira Fowler, EngºAgrº, Doutor em Agronomia - Embrapa Florestas
Marcilio José Thomazini, EngºAgrº, Doutor em Entomologia - Embrapa Florestas
Sergio Ahrtens- Eng°Ftal e Bel. Em Direito-Doutor em Manejo Florestal-Embrapa Florestas
MAIS INFORMAÇÕES
Claudia Garbuio - (41) 3675-5633 / email: claudia@cnpf.embrapa.br
Rafaele Pereira – (41) 3675-5634 / e-mail: rafaele@cnpf.embrapa.br
ORGANIZAÇÃO/Promoção: Embrapa Florestas e Fundação Funpar
“CURSO DE LEGISLAÇÃO, COLETA E MANEJO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS”
FICHA DE INSCRIÇÃO
Dados Pessoais
Nome Completo* __________________________________________________
RG* n° _________________________ CPF* N° _________________________
Telefone p/contato* ( ) _________________________
Celular ( ) ____________________
E-mail _________________________
(*) dados obrigatórios
Categoria e taxas: ( ) Profissionais valor de R$ 700,00
( ) Estudantes (graduação e pós-graduação) R$ 500,00
Recibo: ( ) pessoa física (participante) ( ) pessoa jurídica (instituição/empresa)
Dados Profissionais
Nome da Instituição (razão social) *_____________________________________
Sigla da Instituição _________________________________________
Cargo/Função ________________________________________________
Telefone da Instituição* ( ) _________________________
Fax ( ) _________________________
CNPJ * n° _________________________
Endereço completo (incluso cep): _______________________________________________
INSCRIÇÃO: Depósito bancário nominal à Fundação Funpar, no Banco Itaú, Agência 4012, Conta Corrente n° 35818-2
Enviar essa ficha de inscrição e comprovante de depósito, aos cuidados de
Claudia Garbuio, pelo fax (41) 3666-1863 ou pelo e-mail:
DADOS DA FUNDAÇÃO
Fundação da Universidade Federal do Paraná - FUNPAR
CNPJ 78.350.188/0001-95
Rua João Negrão, 280
Centro
80010-200
Fone (41) 3360-7400
ORGANIZAÇÃO/Promoção: Embrapa Florestas e Fundação Funpar