Fitopatologia é uma palavra de origem grega (Phyton = planta, Pathos = doença e Logos = estudo) e indica a ciência que estuda as doenças das plantas, abrangendo todos os seus aspectos, desde a diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia, até o seu controle./ Plant Pathology is a word of Greek origin (Phyton = plant, Logos = study and Pathos = disease) and indicates the science of plant diseases, covering all aspects, from diagnosis, symptoms, etiology, epidemiology, until its control
28 de ago. de 2010
Bolsas Pós-Doutorado (PRODOC e PNPD) UNITINS, Gurupi (TO)
A pedido do Prof. Gil Rodrigues dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Campus Gurupi, UNITINS - Tocantins), divulgamos as oportunidades de bolsas de pós-doutorado (PNPD e PRODOC), conforme abaixo.
Para as duas bolsas (valor de R$3.300,00), oa recém doutores desenvolverão pesquisas junto ao Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, no campus universitário de Gurupi - Tocantins.
Para o PNPD (Coordenador do Projeto - Gil Rodrigues dos Santos), o bolsista irá desenvolver trabalhos com "Estudos com microrganismos do solo no cerrado do Tocantins". Neste caso, a sua formação poderá ser doutorado em Fitopatologia, Microbiologia ou áreas afins. EDITAL.
Para o PRODOC (Coordenador do Projeto - Henrique Guilhon de Castro), o bolsista irá desenvolver pesquisas com Capim Citronela, na área da Fitotecnia/Fitossanidade, cujo os requisitos se encontram NO EDITAL.
OBS.: O período de inscrição para o PNPD é até o dia 30 de setembro de 2010. Para o PRODOC, aceita-se a inscrição até o dia 15 de setembro de 2010.
Para maiores detalhes:
PNPD: Gil Rodrgues dos Santos - 63-3311-3503 (e-mail: gilrsan@uft.edu.br)
PRODOC: Henrique Guilhon de Castro - 63-8113-0435 (e-mail: hguilhon@uft.edu.br)
Secretaria do Programa do Mestrado em Produção Vegetal: mestradogurupi@uft.edu.br / www.uft.edu.br/producaovegetal
23 de ago. de 2010
VI Congresso Brasileiro de Micologia
Envio de Resumos: Após efetuar a sua inscrição, envie o seu resumo acessando o 'Espaço do Participante.'
Bolsa pós-doutorado Virologia Vegetal (UFLA , Lavras - MG)
A pedido da Profa. Antonia dos Reis Figueira (Laboratório de Virologia Vegetal, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras - MG), divulgamos que o setor de Virologia Molecular do Departamento de Fitopatologia da UFLA está selecionando candidato a uma bolsa de pós-doutorado, modalidade PRODOC, a ser iniciada em Outubro/2010. O candidato deverá possuir Doutorado, preferencialmente em Fitopatologia/Virologia Vegetal, com especialização em técnicas ligadas a Biotecnologia e transformação de plantas.
Maiores informações poderão ser obtidas com a Profa. Antonia: Email: antonia@dfp.ufla.br / Fones: (35) 3829 1282 3829 1290
16 de ago. de 2010
Cocurso para Professor (Universidade Estadual de Londrina - UEL)
Número de vagas: 1 (uma)
Regime de Trabalho: 40 horas semanais
Requisito mínimo:
- Graduação em Agronomia;
- Doutorado em Agronomia, Fitossanidade ou Fitopatologia;
- Comprovação de experiência com bactérias fitopatogênicas;
- Registro no CREA.
As inscrições deverão ser efetuadas no período de 06 a 13 de setembro de 2010 (exceto feriado, sábado e domingo),
Edital disponível no site: http://www.uel.br/prorh/index.php?content=selecao/concdoc/193_2010/index.php
em Processos de Seleção - Carreira Docente - Concurso Público p/ a Carreira Docente
Para acesso direto ao Edital, Anexos e Requerimento de inscrição clique no links abaixo:
Edital de Abertura
Anexo I -Áreas e Requisitos
Anexo I-A e I-B - Gabaritos - Curriculum Vitae , Didática e Argüição
Anexo I-C - Lista de Pontos
Anexo I-D - Bancas Examinadoras
Requerimento de Inscrição
Emissão de 2a via do Boleto/Requerimento de Inscrição
Em caso de dúvida entre em contato pelos telefones:
(43) 3371-4302 ou 3371-4569
Fonte:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
CAIXA POSTAL 6001 - CAMPUS UNIVERSITÁRIO
CEP 86051-980 - LONDRINA/PARANÁ
15 de ago. de 2010
De olho na visibilidade externa, MEC promove fusão de sete federais
O modelo de consolidação setorial chegou ao ensino superior público. Na terça-feira, dia 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai oficializar a unificação de sete universidades federais das regiões sul e sudeste de Minas Gerais, criando uma única instituição, que passará a figurar entre as cinco maiores do país já a partir do ano que vem.
A superuniversidade terá a figura jurídica de um consórcio composto pelas federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) e já nasce com 46,3 mil alunos em mais de 400 cursos de graduação e programas de pós-graduação, 3,5 mil professores e 4 mil funcionários da área técnica e administrativa.
Inédita no setor público, a fusão foi inspirada em exemplos da França e dos Estados Unidos e prevê dar mais visibilidade internacional ao Brasil na área acadêmica, contou ao Valor o ministro da Educação, Fernando Haddad.
"O país tem uma característica singular: é o 13º do mundo em produção científica, mas poucas universidades públicas aparecem como importantes por causa do caráter de excessiva fragmentação do sistema federal."
Haddad refere-se às três universidades estaduais de São Paulo - USP, Unicamp e Unesp - e às federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS), que aparecem em rankings mundiais de excelência.
As sete federais mineiras envolvidas no processo de unificação têm notas elevadas no sistema de avaliação de qualidade do MEC, o que aumenta as chances de reconhecimento internacional. Arquitetura e Urbanismo na UFV e Biologia na Ufla estão entre os três mais bem avaliados pelo ministério. Por outro lado, há cursos com péssimo desempenho: ciências da computação na Ufla está em 666ª posição no ranking do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
O formato de superuniversidade também traz ganhos de escala à instituição, que passa a ter maior capacidade de atrair investimentos - para pesquisa e novos laboratórios, por exemplo -, simplificar processos e gestão racional de recursos. Um colégio de reitores, com presidência rotativa, responderá pela administração do consórcio.
Para o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Cláudio Costa, os alunos sairão ganhando com a integração acadêmica. "O estudante em Lavras poderá transferir créditos e fazer uma disciplina no campus de Viçosa ou Ouro Preto ou ampliar seu campo de pesquisa, com acesso a uma estrutura muito maior de professores e laboratórios", prevê.
A localização geográfica também pesou na decisão de aglutinar as universidades mineiras, que estão instaladas em 17 cidades situadas em um raio de 200 a 300 quilômetros de distância. Segundo Haddad, o modelo de superuniversidade tem espaço para ser copiado no interior do Rio Grande do Sul e Paraná, onde funcionam pelo menos oito instituições de ensino federais.
No momento, os reitores das sete federais elaboram o plano de desenvolvimento institucional (PDI) do consórcio, que orienta a atuação pedagógica de todo estabelecimento de ensino superior em operação no país. O documento, que será apresentado ao MEC em 15 de outubro, vai enfatizar a integração acadêmica, reforçando as principais atividades de cada federal.
Viçosa e Lavras se destacam nas ciências agrárias, Alfenas foca o setor da saúde, com seus cursos de medicina e enfermagem, e Itajubá é reconhecida pela cobertura da área de tecnologia. "No consórcio, essas áreas serão abrangidas de modo complementar, o todo será maior que as partes", explica Costa.
10 de ago. de 2010
Softwares-Sisvar: programa de análises estatísticas e planejamento de experimentos
segue uma ferramenta para análises estatísticas
- Programa Sisvar: programa de análises estatísticas e planejamento de experimentos. O programa Sisvar foi desenvolvido principalmente com finalidades didáticas. Atualmente, serve como suporte para as disciplinas de estatística experimental e estatística básica dos cursos regulares de graduação da Universidade Federal de Lavras. A versão atual do Sisvar para Windows vem sendo largamente utilizada pelos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras, bem como de outras universidades e instituições de pesquisa. Os alunos e os pesquisadores da UFLA e de outras instituições podem baixar o programa, agora sem limites de aberturas, no link Sisvar. Juntamente com o programa, pode-se efetuar o download do manual em PDF. Instruções para criar arquivos em Excel exportar no formato DBASE: Dbf para Sisvar.pdf.
- Versão Atual - Sisvar 5.1 Build 72.
- O Sisvar (Registro de Software de 28/04/2006 sob o número: 828459851) pode ser citado por:
- Ferreira, Daniel Furtado . SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística. Revista Symposium (Lavras), v. 6, p. 36-41, 2008.
- FERREIRA, D.F. Análises estatísticas por meio do Sisvar para Windows versão 4.0. In...45a Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade internacional de Biometria. UFSCar, São Carlos, SP, Julho de 2000. p.255-258.
5 de ago. de 2010
NOTA DE FALECIMENTO DO PRO. DR. JULIO CESAR DE MATTOS CASCARDO (UESC)
A informação sobre o horário do sepultamento, no cemitério da Vitória, em Ilhéus, será fornecida assim que a família confirmá-lo.
Graduado em Agronomia pela UFRRJ, o professor Júlio Cezar de Mattos Cascardo tinha mestrado em Agronomia (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. Era professor titular da UESC, orientador nos Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular e em Biologia e Biotecnologia de Microorganismos, e exercia o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) desde 2007.
BOLSA DE DOUTORADO (PARA ESTRANGEIROS)!!
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia (PPGF) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) informa a abertura do Edital para seleção de candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), uma ação conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Departamento Cultural (DC).
Para participar, o candidato deve ser cidadão dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia (listagem no edital) e não possuir visto permanente no Brasil.
A inscrição deve ser feita, até 30 de outubro de 2010, por meio do preenchimento do formulário de inscrição eletrônico, disponível no seguinte link: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg
As documentações complementares que devem ser anexadas à ficha de inscrição estão discriminadas no edital. O processo de seleção dos candidatos está descrito no item 5 do Manual do PEC-PG. A relação dos aprovados está prevista para ser divulgada nas páginas da Capes, do CNPq e do MRE no mês de dezembro. O início das atividades será em março de 2011.
O programa PEC-PG CAPES oferece bolsas de doutorado, por até 48 meses. Além das mensalidades, os candidatos selecionados recebem passagem aérea de retorno ao país de origem mediante a comprovação de êxito na conclusão da pós-graduação.
Mais informações poderão ser obtidas pelos e-mails: cpro@capes.gov.br e pec-pg@cnpq.br bem como pelos telefones: (61) 2022.6675 (Capes) e (61) 2108.9442.
Saudações Fitopatológicas,
*Fonte: Prof. Sami Jorge Michereff (UFRPE)
4 de ago. de 2010
NOTA DE FALECIMENTO DO PRO. DR. JULIO CESAR DE MATTOS CASCARDO (UESC)
É COM GRANDE PESAR QUE COMUNICO A TODOS O FALECIMENTO DO PROF. DR. JULIO CESAR DE MATTOS CASCARDO, NOSSO MAGNÍFICO SENHOR PRO - REITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO, LOTADO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC), ILHÉUS -BA.
É COM MUITA DOR QUE DIVIDO MINHA PERDA NÃO SÓ DE UM ORIENTADOR E PESQUISADOR MAIS DE UM AMIGO NO QUAL A UESC E OS PRÓXIMOS PERDERAM NA TARDE DE HOJE.
DESCANSE JULIO E FICAM AS SAUDADES DE SEUS ENSINAMENTOS E AMIZADE!!!
2 de ago. de 2010
1 de ago. de 2010
43° Congresso Brasileiro de Fitopatologia
Apresentação: